• Paula Mai

Técnica em enfermagem que ficou 22 dias entubada recebe homenagem

Genilsa Mendes dos Santos atua na linha de frente à Covid-19 e foi diagnosticada com o vírus no dia 13 de outubro



“Essa vacina veio para nos acalentar, para nos dar um alívio, uma respiração. É como se você tivesse sufocada e agora dá para dar uma respirada melhor.” A frase é da técnica de enfermagem Genilsa Mendes dos Santos, 41 anos, que contraiu a Covid-19 e ficou 35 dias internada, 27 deles na UTI e 22 dias entubada.

Nesta quarta-feira (20), durante o ato simbólico que marcou o início da campanha de vacinação em Cascavel, Genilsa, que trabalha na UPA Brasília, foi homenageada. A profissional recebeu uma flor da Secretaria Municipal de Saúde.

Genilsa destacou que havia uma expectativa muito grande com a chegada da vacina, principalmente por parte dos profissionais de saúde que estão na linha de frente ao combate à Covid-19. “Eu respondo por mim porque é uma luta muito grande, uma sensação de medo do desconhecido e, ao mesmo tempo, que você pode passar tranquilo, sem muitas sequelas e sintomas”, diz.

Sem comorbidades, Genilsa foi diagnosticada com Covid-19 no dia 13 de outubro do ano passado. No dia 20 do mesmo mês, começou a sentir fraqueza e falta de ar. Quando chegou ao hospital foi constatado que ela estava com os dois pulmões comprometidos.

“Foram momentos terríveis para mim que já conheço os procedimentos, já ajudei muito na entubação de pacientes, com covid ou não. No momento em que estavam preparando para mim foi uma sensação indescritível”, relata. Ela diz que, no momento, recordava das perguntas que ouvia com frequência dos pacientes que estavam prestes a ser entubados: “Enfermeira, será que eu vou voltar?”

A técnica em enfermagem, que recebeu a dose da vacina na manhã desta quarta-feira (20), ainda está afastada do trabalho por conta das sequelas. Ela desenvolveu trombose, neuropatia e os nervos da perna paralisaram. Ainda realiza fisioterapia como tratamento. “Estive à beira da morte, mas graças a Deus me recuperei”, comemora.

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 Secretaria de Comunicação Social de Cascavel