• Crislaine Güetter

Secretaria de Saúde recomenda troca de calçado e roupas de trabalho para evitar contaminações

A Secretaria de Saúde de Cascavel publicou na quarta-feira, 15, uma portaria de número 230 GS/SESAU sobre a recomendação aos trabalhadores sobre a troca de roupa e calçado após um dia de atividades laborais. O informe está no Diário Oficial do Município.

A pasta recomenda que os estabelecimentos orientem os colaboradores que ao chegarem em suas casas substituam os calçados e as roupas de trabalho.

De acordo com o Centro de Operações de Emergência (COE), a troca do vestuário ao final de um dia de trabalho é recomendável não apenas para o momento de pandemia, e sim durante o ano todo. O Ministério da Saúde já vem orientando estados e municípios sobre a necessidade de conscientizar as pessoas sobre mudanças de hábitos no que se refere à higiene.

Conforme o COE, a não observação desses cuidados pode deixar os familiares, entre eles crianças e idosos, mais vulneráveis e suscetíveis a ter o contato, através da roupa, com o vírus causador da pandemia, como também de outros que circulam. Não há evidência científica da transmissão pelo vestuário, no entanto, a roupa limpa trará mais segurança diante dessa incerteza.

O ideal é que a troca de calçado e roupa antes de adentrar a residência seja um hábito de cada cidadão. O objetivo é minimizar o impacto que locais públicos oferecem, quando há uma circulação grande de pessoas - uma medida farmacológica que pode ser adotada por todos.





24 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 Secretaria de Comunicação Social de Cascavel