• Crislaine Güetter

Secretaria de Saúde lamenta informações inverídicas e emite nota de esclarecimento

A Secretaria Municipal de Saúde lamenta a forma com que pessoas sem nenhum conhecimento de sistema público de saúde estão indo às redes sociais levando informações inverídicas, desencontradas e, que ofendem a todos os servidores da saúde de Cascavel que neste momento de pandemia estão se superando a cada dia em busca de atender a todos da melhor forma possível. É inaceitável que pessoas usem da dor e da fragilidade de uma família que perdeu seu ente querido neste momento de tantas turbulências para espalhar boatos, mentiras e colocar em cheque o trabalho série e responsável dos servidores da SESAU. Referente ao 15º óbito da residente de Cascavel como POSITIVO para SARS-coV-2 esclarecemos que: No dia 10/06 às 00h foi solicitado pelo médico da UPA Brasília o exame para confirmação da Covid-19;

  • No dia 10/06 às 18h39 o exame já se encontrava no Laboratório Municipal para testagem, ou seja, a coleta foi realizada em 10/06.

  • No dia 11/06 o Laboratório Municipal indicou que o exame iria ao Lacen;

  • No dia 12/06 diante da urgência do caso e da impossibilidade de aguardar o resultado pelo Lacen, a ocorrência foi encerrada e às 9h47 do dia 12/06 foi aberta nova ocorrência no Laboratório Municipal para realizar o exame ali mesmo, sendo o resultado liberado às 13h55 do dia 12/06;

  • O procedimento que resultou na data de coleta como 12/06, que consta impressa no exame, e alegam que seria impossível, pois a pessoa estaria sendo velada nesta mesma manhã, é pelo motivo que o sistema não retorna a data inicial da primeira ocorrência, e por isso consta a data e o horário da 2ª ocorrência feita pelo Laboratório Municipal.

  • Para que não reste dúvida, a requisição da GAL (Gerenciador de Ambiente Laboratorial), documento oficial emitido pelo DATASUS, consta o primeiro lançamento, sendo o dia 10/06 como a data da coleta do exame da referida pessoa, com todos os dados necessários da paciente e do exame.

O Laboratório Municipal de Cascavel, reconhecido e chancelado pelo Lacen/PR para a realização de exames para Covid-19, é coordenado pela Farmacêutica/Bioquímica Nely Norder Tschurtschenthaler com 18 anos de serviços prestados ao Município de Cascavel, o exame foi assinado e testado pela Farmacêutica/Bioquímica Drª Joyce Thais Bogger com 15 anos de serviços prestados ao município de Cascavel, servidoras exemplares e com experiência e conhecimento altamente especializado. Por fim, a Secretaria de Saúde se coloca a inteira disposição da família, do Ministério Público, da Polícia Federal, de qualquer órgão ou instituição que desejar mais esclarecimentos. A Secretaria de Saúde lamenta profundamente o uso politiqueiro de tais fatos para levar insegurança criar dúvidas junto à população de Cascavel. CONFIRA O VÍDEO DO SECRETÁRIO DE SAÚDE, THIAGO STEFANELLO, SOBRE O CASO.


0 visualização

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 Secretaria de Comunicação Social de Cascavel