• Luiz da Cruz

Secretaria de Saúde faz retrospectiva das ações de combate à Covid-19

Nesta segunda-feira (11), o Secretário de Saúde de Cascavel, Thiago Daross Stefanello, apresentou um panorama das ações executadas de combate ao novo coronavírus. Os dados faz parte de uma retrospectiva dos atendimentos prestados pelos serviços de saúde.

É importante lembrar que as UPAs são apenas casos de urgência e emergência e assim deve ser acessada com essa finalidade. Casos clínicos, precisam ser agendados pelo Call Center (3096-9191) de Segunda à Sexta-feira das 7h às 19 horas.

Já o Call Center (3096-9090) funciona de Segunda à Segunda das 7h às 22 horas, para síndromes gripais comuns ou sintomas semelhantes à Covid-19.

“O município iniciou o call center, em Março, direcionando os atendimentos de casos suspeitos para unidades específicas distribuídas por toda a cidade”, explicou o Secretário de Saúde.

Uma das maiores preocupações do município é com a epidemia de dengue. Cascavel já contabiliza mais de 3.600 casos confirmados da doença.

De acordo com Thiago Daross Stefanello, 70% dos atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento nesse período de pandemia estão relacionados a casos suspeitos de dengue.

Reorgoanização da Atenção Primária

Em um trabalho estratégico, a Secretaria de Saúde readequou, através da Divisão de Atenção Primária, todo o fluxo de atendimento das mais variadas demandas, que são atendidas pelas unidades básicas e saúde da família (UBS/USF).

“Essa reorganização foi fundamental para permitir que pacientes suspeitos de Covid-19 não entrem em contato com outros pacientes, uma vez que o call center realiza o isolamento precoce e, quando necessário, o paciente tem seu atendimento agendado na unidade de referência para Covid”, destacou Thiago. “

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