• Paula Mai

Projeto-piloto: Território Eficiência será implantado no Riviera

Com base em estudo de comportamento e dados sobre a covid, projeto piloto avaliará ações na comunidade diante da pandemia

O município de Cascavel se prepara para implantar o primeiro Território Eficiência. O projeto-piloto acontecerá no bairro Riviera, escolhido justamente por estar na região Norte, a mais populosa de toda Cascavel, maior inclusive que muitas cidades do Paraná.

O modelo de gestão prevê Atenção Primária de combate à Covid-19, buscando diagnosticar cientificamente os motivos do bairro ter o maior número de mortes na pandemia.

A Secretaria de Saúde prepara testagem em massa para o bairro, uma situação inédita que também vai fazer o sequenciamento genético do vírus no Riviera, ajudando no enfrentamento da doença de forma mais eficiente. “Falamos muito em lavar as mãos com água em sabão, mas algumas pessoas sequer tem o produto em casa”, relata o secretário de Saúde, Miroslau Bailak.

Com o Território Eficiência, o município passa a ter acesso às informações filtradas sobre o comportamento dos habitantes.

“Estamos conversando com os representantes da comunidade e também com as entidades de classe para garantir coerência nos atos”, diz Bailak.

O Território Eficiência envolverá diversas secretarias municipais, a Unioeste por meio da Secretaria da Ciência Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Paraná, além de pessoas que representam os moradores locais.

Em poucos dias, famílias que passam por situações mais críticas serão identificadas e vão receber cestas básicas com alimentos e produtos para limpeza das casas.

Para garantir eficiência, o estudo científico direcionará as ações práticas e projetará ações voltadas as vulnerabilidades sociais do bairro, explicando o porquê essa região tem o maior número de mortes da covid.

São três eixos explica o chefe de Gabinete e coordenador do Comitê de Crise, Thiago Stefanello “Vamos aplicar três eixos de ação. Um científico e saúde, um de prevenção e outro de fiscalização com orientação”.

O prefeito Leonaldo Paranhos visitou com a equipe de trabalho, na tarde desta terça-feira (30), os espaços públicos que compõe o Riviera, como Cras, Unidade de Saúde, Escola, Cmeis, parquinhos e salão comunitário.

“O projeto envolve a estrutura do bairro como um todo e esse estudo vai nos guiar para o Riviera ser o primeiro bairro a retomar as aulas, como modelo para cidade e para o Brasil”.

A administração municipal, desde 2017, busca dividir os bairros da cidade em territórios, como medida eficiente de governabilidade, atendendo as necessidades dos moradores conforme suas características locais.

“Ordenar territórios reflete nos índices de melhoramento de vida dos cascavelenses. Isso as estatísticas têm nos demonstrado. Planejar as ações com uma visão mais estratégica e colaborativa faz parte da nossa política”, finaliza o prefeito Paranhos.

5 visualizações0 comentário