• Luiz da Cruz

Programa de Retomada da Economia ganha reforço da Redesim e Junta Comercial


O Programa de Retomada de Crescimento Econômico de Cascavel ganhará dois importantes aliados a partir desta quarta-feira (29): a implantação da Redesim e a permanência do escritório da Junta Comercial do Paraná no Município.

As conquistas são comemoradas pelo diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Cascavel, Rafael Amaral. A Redesim é um sistema de integração de processos, garantindo celeridade e desburocratização para abertura de empresas, alteração e baixas. A ferramenta unifica as informações de todos os órgãos de registro, inscrição e licenciamento das empresas, descreve Rafael Amaral.


É um programa do governo federal implantado em 2006, viabilizado pelo Empresa Fácil, sistema desenvolvido pelo Governo do Paraná, possibilitando a interação entre os órgãos envolvidos. Ele integra órgãos como a Receita Estadual, Receita Federal, Vigilância Sanitária, Instituto Ambiental do Paraná, Corpo de Bombeiros, entre outros agentes necessários para fazer a consulta prévia, inscrição e licenciamento para a abertura de empresas. “Cascavel passar a estar integrada à Redesim por intermédio da consulta locacional, reduzindo os impactos burocráticos e o tempo de espera para a abertura de novos negócios”, comenta Amaral. “Com essa implantação, o Município cumpre o seu papel de ser um canal de incentivo aos empreendedores, atuando como propulsor e facilitador de empreendimentos empresariais”.


Dados do governo federal mostram que a partir da simplificação possibilitada pela Redesim, houve uma notória redução do tempo de abertura de empresas no Brasil, com 66% dos processos abertos em até três dias.


Além de agilizar todos os processos com a integração e a simplificação, permite o controle em todas as empresas que venham a se instalar no município, bem como reduzir custos para os empreendedores, afirma Adir Sidnei Mattioni, consultor do SEBRAE. A consulta locacional e a integração com todos os entes federativos são parte de um processo de simplificação que o município vem adotando, definindo graus de risco para as atividades com baixo e médio grau de risco e que vem ao encontro da lei da liberdade econômica adotada pelo governo federal ainda em 2019, acrescenta Adir Mattioni.

Junta Comercial fica aqui

O dia também será de inauguração do novo espaço da Junta Comercial do Paraná, agora funcionando na Prefeitura de Cascavel. Para o presidente do Sincovel (Sindicato dos Contabilistas de Cascavel e Região), empresário do ramo contábil Jefferson Bonfim, a permanência do escritório da Junta Comercial em Cascavel é de suma importância, em vez da centralização para a capital paranaense. “A Junta é a porta de acesso à legalidade empresarial, onde tudo se inicia pela formalização da empresa. Em média, são mil processos atendidos mensalmente de empresas de Cascavel e de toda a região. Esses processos envolvem abertura de empresas, baixa, alteração, autenticação de livros contábeis e registros de atas”.


A força-tarefa que compõe o Programa de Retomada de Crescimento Econômico é composta pelo Sebrae, Prefeitura de Cascavel, Câmara de Vereadores, Acic, Amic, Codesc, Instituto de Planejamento de Cascavel, e Fundetec, também conta com a parceria de entidades como Areac, Fecomércio-PR, Sindilojas na criação e apoio de ações para o programa.

69 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 Secretaria de Comunicação Social de Cascavel