• Luiz da Cruz

Procon intensifica fiscalização em supermercados

Equipes do Procon, com auxilio de estudantes de Direito, voluntários na operação, iniciaram na tarde desta quinta-feira (9) um trabalho de fiscalização mais intenso nos supermercados de Cascavel. O objetivo é identificar abusos de preços e se o Decreto Municipal que estabelece regras para os estabelecimentos e clientes, como forma de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19), está sendo cumprido.


O prefeito Leonaldo Paranhos disse que é preciso garantir o acesso e a segurança às compras, mas também não deixar que excessos aconteçam, como aumentos de preço, por exemplo. "É um momento de cuidado, de união e de responsabilidade", enfatizou o prefeito que fez questão de agradecer aos acadêmicos voluntários que estão atuando na operação.

"Todos têm que fazer sua parte; o comerciante, o Poder Público e a população também tem que saber que é necessário manter a distância,  fazer a higienização para estar dentro de um supermercado e, ao mesmo tempo, exercer seu papel de fiscal .A população deve, ao perceber o aumento de um produto, denunciar porque isso é crime e crime se paga com punição àqueles que estão praticando", afirmou.


O trabalho é efetivo e os agentes colherão informações, inclusive com gravações e imagens, quando detectarem algum tipo de abuso, além de coletarem depoimentos de consumidores. O material será analisado e, se necessário, processos serão montados com multas e até cassação de alvará, em caso de reincidência.  

Orientação

A subprocuradora do Município, Laura Rossi Leite, explica que a operação tem como foco orientar tanto aos estabelecimentos comerciais, quanto aos consumidores para que observem as regras que estão nos decretos municipais. Ela lembra que os supermercados estão autorizados a abrirem, mas com número limitado de clientes e devem disponibilizar álcool gel, manter a higienização dos carrinhos e cestinhas. "Os clientes devem observar o espaçamento na fila, devem evitar de conversar ao celular, de rir ou espirrar durante as compras e que apenas uma pessoa da família faça as compras", explica Laura.


A subprocuradora observa ainda que a fiscalização, em tese, tem caráter mais de orientação do que punição. Um dos focos principais da fiscalização é a majoração de preços. "A ideia é fazer esse levantamento e se, eventualmente, constatada alguma coisa essa pesquisa vai dar suporte para que o Procon possa agir de forma mais enérgica em um momento mais à frente", destaca.

Supermercados abertos no feriado

O supermercados de Cascavel estão autorizados a abrirem nesta sexta-feira (10), feriado da Paixão de Cristo. A Prefeitura de Cascavel orienta às pessoas a não se aglomerarem  nestes estabelecimentos. As pessoas que forem ao supermercado deverão utilizar máscaras pois, sem o acessório de segurança, não será permitida a entrada nos estabelecimentos. As compras devem ser feitas o mais rápido possível.


Aos empresários do setor,  a orientação é manter entrada única nas lojas para que haja um controle do acesso dos consumidores.


Também nestes dias, a Prefeitura de Cascavel estará com equipes da Guarda Municipal, Conselho Tutelar e Procon reforçadas, para garantir os direitos dos consumidores e o cumprimento das orientações do COE (Centro de Operações em Emergência).




0 visualização

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 Secretaria de Comunicação Social de Cascavel