• Luiz da Cruz

Operação orienta comércio sobre novo decreto


Uma operação envolvendo mais de 100 servidores do Município de Cascavel foi desencadeada na manhã desta quarta-feira (22) para orientar os comerciantes de Cascavel sobre o Decreto nº 15.396 que flexibilizou a abertura do comércio. O documento foi publicado na última segunda-feira (20) e entrou em vigor hoje (22).

Uma reunião ainda na noite de ontem (21) discutiu o planejamento das ações da nova fase da Operação Retomada Segura. As orientações foram repassadas aos servidores em uma nova reunião na manhã desta quarta-feira. O prefeito Leonaldo Paranhos participou do encontro, lembrou que o momento é importante porque está sendo tratado do terceiro pilar estabelecido para o enfrentamento do coronavírus, que tem como objetivo não deixar que a economia entre em colapso.

O novo decreto deu um passo mais na retomada econômica e flexibilizou a abertura do comércio. "Esse passo não pode ser um passo que coloque em risco o que a gente conseguiu até agora, o que custaria muito caro", destacou o prefeito. Paranhos lembrou que todas as ações são tomadas de forma planejada. Cada ação é estudada e serve para nortear os próximos passos de enfrentamento à Covid-19.

Orientação

O gerente do Território Cidadão, Aílton Lima, coordena as equipes que estão na rua. Ele reforçou que o foco dos trabalhos é fiscalizar, orientar e coletar dados. "A intenção é fazer com que a população, em especial os empresários, tenham acesso as informações do nosso decreto. As medidas de prevenção em relação ao combate do coronavírus estão todas elas estipuladas no decreto municipal e é importante que a comunidade, a população, tome ciência dessas determinações e ao mesmo tempo respeite aquilo que foi determinado", enfatiza.

Aílton ressalta que mesmo sendo uma ação de orientação, se necessário e com base nos dados que forem coletados pelas equipes, o Município de Cascavel poderá autuar os estabelecimentos que desrespeitarem o decreto municipal.

Conscientes

Os comerciantes estão conscientes sobre a responsabilidade de todos no combate ao avanço da Covid-19. Geane Raupp, gerente de uma loja no centro da cidade explicou que o estabelecimento comercial está cumprindo as regras do decreto e tomando os cuidados de prevenção. "A gente já deixa disponível álcool gel, passamos água sanitária e quando atendemos a um cliente é limpado de novo", diz.

Gabriela Melo, gerente de outra loja na Avenida Brasil, afirma que o estabelecimento segue à risca as regras do decreto, como manter os produtos para desinfecção e não deixar que crianças com menos de 12 anos entrem no local. "Tomando esses cuidados pode ser que o vírus não acabe logo, mas a gente conseguirá manter essa prevenção e não ter um índice alto de contaminação", observa.


42 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 Secretaria de Comunicação Social de Cascavel