• Luiz da Cruz

Novo decreto de enfrentamento à Covid-19 é publicado

O Diário Oficial do Município publicou, em edição extra no início da tarde desta quinta-feira (12) o Decreto 16.323,que mantém medidas de restrição de enfrentamento à pandemia de Covid-19 e amplia as flexibilizações.


Pelo decreto, o comércio de uma forma geral pode funcionar até a meia-noite, respeitando o limite de 70% da capacidade de público. O mesmo limite é imposto às academias de ginástica, porém, elas podem funcionar 24h por dia.


Eventos de comemoração, assembleias, confraternizações, casamentos, festas de aniversário em espaços públicos ou privados podem ser realizados até às 3h, com lotação máxima de 70% da capacidade prevista no laudo do Corpo de Bombeiros ou alvará de licença. Essa mesma regra vale para eventos como congressos, convenções, feiras de varejo e eventos técnicos.


O decreto também estabelece horário de funcionamento e ocupação para boates, clubes de baile e casas noturnas que poderão abrir as portas das 12h às 3h com metade da capacidade de público.


Para ter acesso a esses estabelecimentos, no entanto, é necessário comprovar que está vacinado com as duas doses ou dose única da vacina anticovid há pelo menos 14 dias. Também é necessário apresentar teste negativo para Covid-19.“Nossas medidas sempre buscaram o equilíbrio, salvar vidas e não desestruturar a economia. Precisamos continuar tomando os cuidados necessários para que em breve possamos voltar à normalidade”, afirma o coordenador do Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Pandemia da Covid-19, Thiago Stefanello.


Números

A redução das restrições foi tomada com base nos números da pandemia. Cascavel tem a maior taxa de recuperados e a menor taxa de mortalidade entre as 10 maiores cidades do Paraná. A taxa de letalidade que no Brasil é de 2,79% e no Paraná 2,55%, em Cascavel é 2,19%. Além disso, 80,8% da população adulta já recebeu a primeira dose na cidade e 34,4% está com o esquema vacinal completo.


O novo decreto tem validade até o dia 31 de agosto.


Clique aqui para ver o decreto na íntegra

126 visualizações0 comentário