• Luiz da Cruz

Indicadores da Covid-19 dão sinais de melhora e Cascavel amplia flexibilização

Atualizado: Ago 12

O Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Pandemia da Covid-19 decidiu ampliar a flexibilização após indicadores mostrarem um recuo na pandemia em Cascavel e no Paraná. Um novo decreto será publicado em edição extra do Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (12).


De acordo com Thiago Stefanello, coordenador do comitê, a flexibilização foi decidida após o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sespa) mostrar uma redução de 25% da média móvel de casos no Paraná, quando comparado com 14 dias atrás. Também houve redução em relação a semana anterior. Na área de abrangência da 10ª Regional de Saúde o coeficiente encontra-se abaixo da média do Paraná. “Temos outras regionais de saúde que têm um índice maior de casos registrados do que a nossa regional. Lá no início da pandemia Cascavel sempre figurava no topo dessa lista e hoje a 10ª Regional de Saúde se encontra numa situação mais confortável em relação as demais regionais”, destaca Stefanello.


Houve uma redução de 69% dos óbitos, na média móvel em todo o Paraná e os dados mostram que a grande maioria das pessoas que ainda estão sendo internadas por Covid-19 são aquelas que não se tomaram a vacina.


Diante dessa constatação, Cascavel optou em flexibilizar um pouco mais as medidas restritivas. A partir desta quinta-feira, eventos, assembleias, festas de casamentos em locais com alvará agora podem funcionar até 3h com capacidade de 70% do público. O mesmo vale para bares e tabacarias.


Outra novidade é que as competições esportivas profissionais poderão receber público com até 10% do público, respeitando os protocolos sanitários estabelecidos pelas confederações. As competições amadoras também poderão ter público de até 10% de sua capacidade e os organizadores são responsáveis pelos protocolos como manter o distanciamento, álcool gel e fazer com que o público use máscaras.

282 visualizações0 comentário