• Alexandra Oliveira

Fiscalização das medidas contra a Covid-19 terá sequência no fim de semana

As medidas restritivas para controlar a pandemia da Covid-19 em Cascavel continuam sendo fiscalizadas por equipes do município. As vistorias ao comércio acontecem diariamente em todas as regiões da cidade.


Servidores fazem orientações e verificam a adequação às regras para coibir excessos, medidas necessárias para o enfrentamento do coronavírus.


Nesta quinta-feira (10) foram averiguados comércios de modo geral e retomadas as visitar às casas noturnas que funcionam nos fins de semana.


Três bares no bairro Santo Inácio, com alvará em situação irregular, foram notificados por fiscais do Setor de Finanças e os estabelecimentos fechados até a regularização. Outro bar no Centro da cidade também foi notificado pelos servidores do Setor de Alvará do município.



Foto: Operação nesta quinta-feira (10) identificou bares com alvará irregular.



A Divisão de Vigilância Sanitária identificou ontem três estabelecimentos e notificou-os por infração. Eles descumpriam regras sanitárias de prevenção à Covid-19.


Apesar do agravamento da pandemia, as equipes de fiscalização ainda constatam desrespeito às medidas mais importantes de enfrentamento ao novo coronavírus.


“Ainda existem pessoas que não fazem distanciamento social, ignoram o uso de máscara, seguem participando de reuniões com aglomeração, além de descumprir o toque de recolher, infelizmente”, diz Thiago Stefanello, coordenador Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Pandemia da Covid-19.


Decreto


O decreto desta quinta-feira (10) assinado pelo prefeito Leonaldo Paranhos disciplina o atendimento no fim de semana do dia dos namorados, no entanto Paranhos pede mais uma vez a necessidade de colaboração das pessoas.


“Estamos empregando todos os nossos esforços para garantir o trabalho dos comerciantes e empresários que atuam de forma responsável. As ações são para coibir aglomerações e demais atos que contrariam os decretos”.


A operação continua neste fim de semana, a partir das 17 horas em supermercados, mercearias e padarias. Em seguida, as equipes verificam o comércio em geral, bem como bares, restaurantes, tabacarias, distribuidoras de bebidas e simulares.


Além da fiscalização voluntária, outras como Operações Integradas de Fiscalização Urbana (Aifu) acontecem em Cascavel e envolvem forças de segurança e fiscais do Município.


Multas sanitárias


Apesar das centenas de denúncias recebidas pela Vigilância Sanitária (VISA), muitas vezes quando os fiscais chegam ao local as irregularidades não são comprovadas ou ainda são improcedentes.


“Temos um número grande de chamados, mas nem sempre se concretizam. Por isso a importância da colaboração de todos na adoção rigorosa dos protocolos sanitários nas atividades”, ressaltou a Rozane Campiol, diretora da VISA.


Desde o início do ano, foram 668 inspeções dos fiscais da VISA e, desse total, 141 estabelecimento receberam notificações para readequar às normas atuais.


No último fim de semana, com feriado (Corpus Christi), das 41 inspeções, foram emitidas 11 infrações em comércios que descumpriam regras como distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscara, aglomeração ou funcionavam foram do horário permitido.


A autuação pode ser a aplicação de advertência, multa e pena educativa. Se houver reincidência pode haver a interdição da atividade. Todos os casos são passiveis de recurso.

Denúncias podem ser feitas pelo 156 e 190 da Polícia Militar.


Fotos: Fiscalização nesta quinta-feira (10/06)






178 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo