• Luiz da Cruz

Educação lança pesquisa sobre as atividades remotas

Com o objetivo de avaliar o trabalho que vem sendo realizado pelos profissionais da Rede Municipal de Educação, por meio das atividades remotas, bem como visando propor novos encaminhamentos, a Secretaria Municipal de Educação lançou, nesta quarta-feira (5), uma pesquisa aos pais de cada aluno matriculado nas 116 escolas e Cmeis do Município. O anúncio foi feito pela Secretária de Educação, Marcia Baldini, durante uma live transmitida pelas redes sociais do Município.


A intenção é ouvir as famílias e entender se os objetivos propostos na realização das atividades remotas estão sendo alcançados. A pesquisa já pode ser acessada pelos pais de alunos, por meio da plataforma Google Forms e estará disponível até o dia 20 de agosto. O link do formulário já está disponível na página do Facebook da Semed, no portal do Município, e também estará sendo encaminhado pelas escolas e Cmeis, por meio do e-mail e whatsapp às famílias.


A secretária justifica que neste período de enfrentamento ao novo coronavírus, a Educação precisou ser reinventada e a avaliação de como o trabalho está sendo realizado é bastante importante para garantir a qualidade do ensino. “Por conta da pandemia foi necessário estarmos mudando totalmente a forma de ensinar. Aquilo que era presencial, de um momento para outro passou a ser em casa, com o auxílio dos pais e dos professores e profissionais da Educação, por meio de atividades remotas. Desde o dia 25 de maio estamos com as atividades remotas e é necessário agora, já passado mais de dois meses, fazer uma avaliação para retomar o que é preciso avançar e o que estamos acertando em relação à mediação do processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos”, explica.


A pesquisa contemplará questões acerca da unidade escolar que cada criança estuda, quem acompanha o aluno na realização das atividades, se há dificuldade de compreensão e como tem sido o retorno por parte dos professores. Vale lembrar que os dados fornecidos pelas famílias são de caráter sigiloso e que serão encaminhados diretamente à Semed, que utilizará as informações para avaliar a prática das atividades remotas. As famílias que não tiverem acesso à internet poderão solicitar o formulário impresso na escola ou Cmei de seus filhos, juntamente com a entrega das atividades. E para garantir que todas as famílias sejam ouvidas, uma equipe da Semed visitará aqueles que por um motivo ou outro não retirarem o formulário impresso ou não responderem o mesmo de forma online.


Marcia finalizou a live reforçando que é muito importante ouvir a opinião dos pais em relação às atividades remotas, agradeceu pela colaboração das famílias neste momento atípico, pediu que as crianças se cuidem, que as escolas estão sendo bem cuidadas para quando elas retornarem, e enalteceu o trabalho dos servidores da Educação. “Eles estão fazendo aquilo que de uma hora para outra não eram acostumados a fazer. As aulas remotas exigem muito mais dos nossos professores e eles estão tirando de letra, estão fazendo coisas que nos surpreendem a cada dia nesse reinventar da questão docente”.


Segue abaixo o link do formulário:

https://forms.gle/tWs1NjcEikENfhMeA

220 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 Secretaria de Comunicação Social de Cascavel