• Luiz da Cruz

Diretora de Atenção à Saúde orienta sobre o descarte de máscaras

Atualmente há uma falta muito grande de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) em todo o Brasil. Por isso, as máscaras cirúrgicas devem ser utilizadas somente pelos profissionais de saúde e pelos doentes.

A população, em geral, deve priorizar o uso de máscaras caseiras. Uma grande dúvida é quanto ao descarte dessas máscaras.

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde de Cascavel, Monica Grando Grutzmacher, não há necessidade de descarte de máscaras caseiras. “Elas podem ser lavadas e reutilizadas sempre, até que a máscara esteja rasgada ou furada”, explicou a diretora.

As máscaras cirúrgicas utilizadas pelos pacientes doentes, o descarte deve ser feito através do saco de lixo infectante. O material é entregue pela Unidade de Saúde a cada paciente.

Caso a pessoa tenha máscara cirúrgica em casa, o descarte não pode ser feito no lixo comum, pois os profissionais que realizam a coleta de lixo doméstico não foram preparados para receber esse tipo de material. “As pessoas que têm máscaras cirúrgicas em casa podem fazer a doação desse material aos profissionais de saúde e utilizem apenas máscaras caseiras.”, finalizou.

27 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 Secretaria de Comunicação Social de Cascavel