• Paula Mai

Covid-19: saiba como será o cronograma de vacinação nesta semana

Cascavel avança a campanha de vacinação contra a Covid-19.


Nos dias 25 e 26 de maio, nas UBSs e USFs entre 8h e 12h, sem necessidade de agendamento, a imunização será para os seguintes grupos:

  • Pessoas com deficiência permanente, da faixa etária de 18 anos ou mais cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC);

  • Comorbidades - Pessoas de 18 anos ou mais com doenças crônicas.


Nos dias 27 e 28 de maio, nas UBSs e USFs entre 8h e 12h, sem necessidade de agendamento, a primeira dose será para:

  • Trabalhadores da saúde que atuam em clínicas, consultórios, na coleta de resíduos hospitalares, em farmácias, profissionais que atuam na manutenção de equipamentos de hospitais, acadêmicos de saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios;


Nos dias 27 e 28 de maio, no Centro de Eventos entre 8h e 17 horas será retomada aplicação em professores e trabalhadores na educação que atuam no ensino básico municipal, estadual e privado acima de 45 anos.


O cronograma de vacinação seguirá conforme a disponibilidade de doses no estoque e o recebimento de novas remessas.

No ato da vacina, todas as pessoas obrigatoriamente, independente do grupo, devem ter em mãos documento com foto, cartão nacional de saúde ou CPF, e ainda o comprovante de residência.


Critérios para vacinação BPC

  • Pessoas com deficiência permanente entre 18 e 59 anos e que sejam cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).


Critérios para vacinação de pessoas com comorbidades

  • Podem se vacinar pacientes com 18 anos ou mais que têm pelo menos uma das 22 doenças da lista de comorbidades. As pessoas devem apresentar o laudo médico. As orientações para a declaração estão disponíveis no portal do CRM-PR.


Critério para vacinação de trabalhadores do Ensino

  • A aplicação será retomada pelo grupo acima de 45 anos, e os profissionais precisam comprovar que atuam em creches, pré-escola, ensino fundamental I e II, Ensino Médio, Cursos profissionalizantes e EJA.

  • Os trabalhadores devem levar a declaração assinada pela direção do estabelecimento de ensino, informando o vínculo e atividade desempenhada que ficará retida pelos imunizadores.


Critério para vacinação de trabalhadores da Saúde

  • Os profissionais de saúde precisam comprovar vínculo empregatício com a apresentação de:

carteira de trabalho, holerite, contrato social ou comprovante de recolhimento de imposto sobre serviço de qualquer natureza – issqn.

  • Os profissionais autônomos devem apresentar documento de registro do respectivo conselho de classe, juntamente com documento ou declaração registrada em cartório que comprove a prestação de serviços em alguma clínica, estabelecimento de saúde ou consultório.

  • Para os profissionais que atuam como cuidadores de idosos será necessário apresentar o documento que comprove o curso de cuidador.

  • Critério para vacinação de estudantes em estágio

  • Para os acadêmicos dos cursos na área de saúde será exigida a declaração individual da instituição de ensino superior com o nome completo do estudante, CPF, nome do curso da área da saúde que está vinculado e a matéria de estágio. O documento deve ser assinado pelo Coordenador do Curso ou do ensino superior e ficará retido pelos vacinadores.


Nesta fase não estão contemplados médicos veterinários, Profissionais de Educação Física e trabalhadores Clínicas de Estética ou profissionais de Estética.




1,920 visualizações0 comentário