• Crislaine Güetter

Covid-19: Fundetec já produziu mais de mil escudos faciais

Em abril, a Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel) deu início a fabricação de máscaras com escudos faciais. Desde então, impressoras 3D e uma máquina a laser produziram, sem parar, cerca de 1.000 viseiras, que foram entregues a profissionais que se enquadram dentro dos serviços essenciais.


No começo, a Fundetec tinha apenas a demanda da Secretaria de Saúde de Cascavel e da Acesc, porém, a falta desses produtos para a venda fez com que outras instituições, como a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), o Hemocentro, a Apofilab (Associação de Portadores de Fissura Lábio Palatal), a UPA Brasília, por meio dos Vizinhos Solidários do bairro Cancelli e até mesmo cidades vizinhas como Corbélia, procurassem a Fundação para garantir os equipamentos.


Toda a produção só foi possível graças a doação de insumos dessas entidades e da ajuda voluntária dos instrutores de informática Thiago Sodré e Jhennefer Marcos, ambos da Secretaria de Educação. “Isso tudo é pensando para oferecer a prevenção para a população, seja de Cascavel ou de regiões vizinhas.Quando nos fizemos a primeira matéria mostrando os escudos faciais, surgiram alguns municípios que tinham necessidade e até dificuldade em comprar material ou equipamentos e solicitaram a produção para a Fundetec”, explicou o presidente da Fundação, Alcione Gomes.


A Secretaria de Saúde de Corbélia que atende uma microrregião, com cerca de 60 mil habitantes,que inclui as cidades de Anahy, Braganey, Cafelândia, Iguatu e Nova Aurora também recebeu máscaras com escudos faciais. A cidade não possui nenhum caso de Covid-19 confirmado, mas mesmo assim, montou um hospital de campanha com 54 leitos, no qual concentram os atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios. A secretária de Saúde de Corbélia, Cleide Santos Messias, agradeceu a parceria, “A parceria valeu a pena sem dúvida nenhuma. Nós só temos a agradecer a Fundetec pela produção de todo esse material que a gente não achava para comprar. Todos esses profissionais serão beneficiados graças a Fundetec”, diz.


Outras produções

Além da fabricação de máscaras com escudos faciais, a Fundetec também produziu cerca de 10 caixas de intubação, que foram cedidas às Secretarias de Saúde de Cascavel e Corbélia e para a cidade de Toledo. Também foi feito mais de 700 ajustes de máscaras normais (cirúrgicas e de tecido), que serão doadas aos servidores da Prefeitura.


Outra ação foi a produção de dois mil litros de álcool 70% feito pelo Laboratório Físico Químico, graças a doação da matéria prima da empresa Estrada Distribuidora. O produto foi repassado ao Provopar e para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico que distribuiu aos vendedores ambulantes para a higienização de seus equipamentos.


A produção continua e agora a Fundação recebeu da Secretaria de Assistência Social um pedido para a fabricação de uma caixa de proteção aos atendentes dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).










0 visualização

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 Secretaria de Comunicação Social de Cascavel