• Luiz da Cruz

Covid-19: Cascavel atinge a marca de 150 mil doses aplicadas


No dia 20 de janeiro, a técnica de enfermagem Ducilene Daniel Batista, 56, se tornou a primeira cascavelense a receber a dose da vacina contra a Covid-19 e, com isso, a cidade entrava no processo de vacinação que trouxe um raio de esperança na luta contra a pandemia. Passados cinco meses, Cascavel atinge a marca de 150 mil doses aplicadas.


Era aproximadamente meio-dia quando a marca de 150 mil doses foi atingida. A servidora Lorete Almeida, 47 anos, foi a pessoa que recebeu, simbolicamente, a dose número 150 mil.

O prefeito Leonaldo Paranhos, que ainda no ano passado, antes de começar a imunização no País, já buscava alternativas para imunizar a população o mais rápido possível, diz que o avanço da vacinação é um alento e uma esperança por dias melhores.


“Estou muito feliz e quero, inclusive, compartilhar essa felicidade com toda a equipe de saúde, com toda a população, com todos que de alguma forma se envolveram para que a gente conseguisse conquistar essa marca. Quantas viagens a Brasília, a Curitiba, quanta expectativa da população, quantos momentos de angústia, mas graças a Deus conseguimos atingir. São mais de 150 mil vezes que nossos profissionais praticaram o ato da vacina, do amor, da imunização e, claro, quero agradecer a população que aderiu ao chamamento, sabendo que nós precisamos dessa imunização para que possamos ter uma vida novamente e que a gente possa, de fato, comemorar a vida”, enfatizou o prefeito.


“Essa marca é emblemática, 150 mil doses aplicadas. A gente deve comemorar em reconhecimento, primeiro pelo trabalho extenuante, trabalho continuado de todos os nossos servidores, dos mais de 2.500 servidores da Secretaria de Saúde, mas principalmente daqueles que fazem esse ato de amor, que é aplicar uma dose da vacina”, diz o secretário de Saúde, Miroslau Bailak.


O Programa Municipal de Imunização (PMI) sempre foi referência em eficiência na aplicação de vacinas e isso ficou ainda mais evidenciado neste período em que está em andamento a vacinação contra a Covid-19. Na última quarta-feira (16), foram aplicadas 5.981 doses em 14 horas de trabalho. Isso representa que a cada minuto, sete pessoas foram vacinadas.


Nesta semana, Cascavel ampliou o cronograma da vacinação para o público geral e pretende vacinar até o dia 23 de junho moradores que pertence ao público geral com 41 anos completos ou mais.


Lorete, que recebeu a vacina que simbolizou as 150 mil doses aplicadas não escondia a emoção. “Estou feliz por tomar a vacina, já tive covid e sei o quanto é importante tomar as duas doses. Eu achava que iria demorar bem mais, e está indo rápido. Gostaria de agradecer as equipes de saúde, ao prefeito que tem lutado pela vacinação e espero que toda a população seja vacinada logo”.

294 visualizações0 comentário