Luiz da Cruz
Covid-19: Boletim Semanal confirma redução de novos casos positivos em Cascavel

A Secretaria de Saúde de Cascavel confirmou na avaliação semanal divulgada hoje (29), que o município continua a registrar o menor número de casos positivos de Covid-19, a partir dos exames laboratoriais.
A partir da semana 27 (De 28 de junho à 04 de julho) na comparação com a semana 26 (De 21 de junho à 27 de junho), o número de casos confirmados caiu 58%. Nas semanas 28 e 29 (período que vai de 28 de junho a 11 julho) a redução de casos positivos se manteve em 13%.
Para a semana 30 (De 19 a 25 de julho) a redução de novos casos chegou a 39%. Ou seja, semanalmente encontramos um cenário de redução de casos confirmados.
A realização dos testes em pacientes sintomáticos pelos laboratórios públicos e privados também trouxe uma redução na taxa de positividade para a Covid-19 nas últimas quatro semanas. Na semana 26 (De 21 de julho à 27 de junho), a taxa de positividade era de 60%.
Nas semanas seguintes, essa taxa foi caindo significativamente:
Semana 27 (28 de junho à 04 de julho) = redução de 30% de positividade; Semana 28 (05 a 11 de julho) = redução de 25% de positividade; Semana 29 (12 de julho à 18 de julho) = redução de 22% de positividade.
Na semana 30 (De 19 a 25 de julho) a taxa de positividade para Covid-19, por meio dos testes laboratoriais, caiu mais uma vez: 16%.
Desde o início da pandemia, foram mais de 13.400 testes rápidos e RT-PCR realizados pelos laboratórios público, privado e farmácias autorizadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
“O protocolo para testes é exatamente o mesmo. Todo paciente sintomático tem o teste agendado dentro do período correto (entre 3º e o 10ª dia dos sintomas); a variação de fazer mais ou menos testes é a quantidade de pessoas com sintomas que se encaixam nos protocolos”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Thiago Daross Stefanello.
Com exceção das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), a Secretaria Municipal de Saúde não realiza testes em pacientes que não apresentam sintomas (assintomáticos), nem antes e nem agora. “Não reduzimos a quantidade de testes realizados pelo Laboratório Municipal, no entanto, a taxa de positividade para a Covid está caindo significativamente”, completou Thiago.
Os testes RT-PCR são utilizados quando há sintomatologia compatível ou houver necessidade de confirmação da infecção. Os testes rápidos (IgM/IgG) têm relevante utilização no mapeamento do status imunológico de uma população (que já teve o vírus ou foi exposta a ele).
No entanto, os testes rápidos (IgM/IgG) não têm função de diagnóstico (confirmação ou descarte) de infecção por Covid-19. O diagnóstico de Covid-19 deve ser feito por testes de RT-PCR.
Exame RT-PCR é realizada apenas em pacientes sintomáticos para Covid-19
A coleta pode ser feita a partir do 3º dia após o início dos sintomas e até o 10º dia, pois ao final desse período, a quantidade de RNA tende a diminuir. Ou seja, o teste RT-PCR identifica o vírus no período em que está ativo no organismo, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada: internação, isolamento social ou outro procedimento pertinente para o caso em questão.
*Quem deve ligar no 3096-9090?*
- Pessoas com sintomas respiratórios leves – tosse, coriza, dor de garganta, dor moderada no corpo. Sem sinais de alerta – falta de ar,
cansaço exagerado, febre que não melhora.
- Crianças e Idosos, devem ficar atentos quanto a sonolência, irritabilidade e perca de apetite;
- Atendimento de Segunda à Sexta das 7h às 19 horas.
Chat online
A Secretaria de Saúde disponibiliza o chat online hospedado no site fatooufakecascavel.com.br, que realiza o mesmo atendimento pelo Call Center (3096-9090). Lá, o paciente não fica aguardando a ser chamado, basta seguir as instruções contidas no chat, onde ao final do atendimento, dependendo da avaliação feita, o atendente encaminhará as informações a equipe médica de monitoramento
Quem deve ligar no 192?
- Pacientes que apresentem sinais de urgência como dor no peito, desmaio, convulsão, falta de ar intensa, traumas e/ou acidentes;
HOSPITAL DE RETAGUARDA
A unidade hospitalar conta com um ambulatório destinado exclusivamente para o atendimento de sintomas respiratórios, inclusive sintomas relacionados à COVID-19.
UPA TANCREDO
O atendimento é para pacientes menores de 14 anos, com ambulatório de Ortopedia para os demais serviços. Além disso, a UPA Tancredo é referência de ambulâncias com pacientes graves.
UPA VENEZA
O atendimento também somente para Urgências e Emergências 24 horas, sendo o atendimento tanto para adulto quanto pediátrico
*UPA BRASILIA*
O atendimento também somente para Urgências e Emergências 24 horas, sendo o atendimento somente para pacientes acima de 14 anos.
