• Alexandra Oliveira

Chegou a hora da segunda dose, fique esperto!

Atualizado: Ago 6

A partir da próxima semana, o município de Cascavel espera receber um grande público para a segunda dose da vacina contra a Covid-19.


São pessoas dos grupos prioritários que tomaram a dose um (D1) em maio e que agora estão aptas a fazer o reforço e assim garantir a imunização.


ONDE TOMAR


O Programa Municipal de Imunização (PMI) de Cascavel lembra que a população deve retornar ao mesmo local da primeira dose.


No Centro de Eventos o atendimento é das 8 h às 17 horas.


Nas UBSs e USFs a segunda dose (D2) será durante a tarde, entre 13h e 16 horas.


“A decisão é concentrar somente de tarde para evitar tumulto e aglomerações nos dias de primeira dose com o público geral”, afirma Ali Haidar, gerente de Atenção Básica.


A DATA


A data de retornar está marcada na carteirinha de vacinação, e caso caia no fim de semana ou feriado, o que vale é o próximo dia útil. Em caso de adoecimento, o prazo de alta médica deve ser respeitado. No entanto, a coordenadora do PMI ressalta que “os atrasos devem ser evitados, uma vez que não se pode assegurar a devida proteção do indivíduo até a administração da segunda dose", destaca Ana Carolina Rossin.

  • 09/08 (segunda) - vacinados com a primeira dose em 15/05

  • 09/08 (segunda) - vacinados com a primeira dose em 17/05

  • 10/08 (terça) - vacinados com a primeira dose em 18/05

  • 11/08 (quarta) - vacinados com a primeira dose em 19/05

  • 12/08 (quinta) - vacinados com a primeira dose em 20/05

  • 13/08 (sexta) - vacinados com a primeira dose em 21/05


DOCUMENTOS


A segunda dose está garantida, cabe ao morador procurar a mesma unidade que aplicou a primeira levando carteirinha de vacinação onde está registrada a dose um, documento pessoal que pode ser CPF ou Cartão SUS.


A Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel alerta que para evitar desperdícios o morador precisa chegar na unidade no início da tarde, pois os frascos não podem ser abertos com o número mínimo de pessoas. “Vacinadores estão orientados a não desperdiçar uma só dose de vacina”, finaliza Ali.



153 visualizações0 comentário