• Crislaine Güetter

Castramóvel retorna aos bairros com atendimento de excelência aos animais

O Castramóvel é uma unidade móvel totalmente equipada para realizar com excelência a cirurgia de castração de cães e gatos. E nesta sexta-feira (31), o ônibus retomou seus atendimentos nos bairros com uma ação no Estádio Olímpico Regional. Os trabalhos estavam suspensos nos bairros por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), o ônibus manteve apenas ações pontuais na Praça Wilson Joffre. Ao todo, 50 animais passarão pela cirurgia hoje. O procedimento, que é totalmente gratuito à população, segue agendamento para evitar aglomerações. Conforme o gerente de bem estar animal e vida silvestre, Rodrigo Ribeiro, a escolha de estacionar o Castramóvel na região Oeste tem um propósito. “O nosso grande problema, em nível nacional, realmente não são os animais de rua que nunca tiveram lares, isso é uma porcentagem baixa de 2 a 3%, mas, sim, os cães que têm proprietários e mesmo assim têm acesso à rua e isso gera essa falta de controle populacional de cães. Então, escolhemos essa região porque atinge quatro grandes bairros, Santa Cruz, Santo Onofre, Esmeralda e Alto Alegre, para realizar esse mutirão de castrações. A ideia é que esses eventos que já estão sendo realizados tenham essa continuidade até o fim do ano, para assim, conseguir reduzir significativamente o número de animais de rua e animais não castrados”, explica.

Conforme o último balanço da Secretaria de Meio Ambiente, até o fim do ano serão castrados 10 mil animais em Cascavel, entre os atendimentos do Castramóvel e o serviço oferecido pelas clínicas credenciadas ao Município. O alto padrão do centro cirúrgico móvel já está inspirando outras cidades, que têm adotado o Castramóvel como molde para implantar unidades similares pela região. Vale destacar a unidade móvel municipal é um serviço inédito, uma vez que é o primeiro do Paraná. Conforme o prefeito Leonaldo Paranhos, a soma de uma estrutura de alto nível e de profissionais capacitados é o que garante um atendimento de excelência aos animais. “Quero destacar a qualidade de nossos equipamentos e de toda a estrutura que é para fazer essa castração. Tem clínicas no Paraná que não têm essa estrutura que nós temos. É bom dizer que estamos fazendo política pública para os animais e tem que ser feita com amor, é um ser vivo, então há todo carinho no atendimento. Esse dinheiro não tem nada a ver com os recursos da saúde dos seres humanos, é do fundo ambiental. É preciso, é responsabilidade social”, avalia. Seguindo a resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária, o Castramóvel conta com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave, aparelhos de anestesia inalatória, monitor multiparamétrico, entre outros, o que garante o atendimento de ponta aos cães e gatos.

O prefeito também destacou que entre os intervalos das ações nos bairros, os distritos serão atendidos. Para ter seu animal castrado, é preciso ter o cadastro no CadÚnico, uma vez que o serviço é destinado a pessoas carentes.

SAMUCÃO Pensando no bem estar dos cães e gatos e nos atendimentos de urgência e emergência, o governo municipal tem trabalhado na criação do Samucão. “É um trabalho inédito. O Samucão será um serviço de atendimento de urgência de animais de rua ou animais de pessoas que comprovadamente não possuem condições de arcar com esses gastos. Para isso, será feito um credenciamento com hospitais, clínicas e instituições de ensino superior da cidade para atender esses procedimentos de média e alta complexidade”, detalha o gerente de bem estar animal e vida silvestre, Rodrigo Ribeiro, que, adianta que os cidadãos poderão acionar o serviço pelo 156 quando estiver em pleno funcionamento. Em relação aos procedimentos de baixa complexidade, a equipe técnica do município, formada de médicos veterinários e estagiários, realizarão os atendimentos.





214 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 Secretaria de Comunicação Social de Cascavel