• Luiz da Cruz

Cascavel testa mais pacientes suspeitos com sintomas da Covid-19

Testar mais é evitar a subnotificação de casos. Esse é o foco da Secretaria de Saúde de Cascavel que diariamente vem realizando a coleta e exames dos pacientes suspeitos e com os sintomas da Covid-19. A testagem acontece em setores da cadeia produtiva por meio de parcerias com as empresas, aos pacientes que chegam até a uma das unidades de pronto atendimento (UPAs), laboratórios particulares.

O Laboratório Central de Cascavel foi o primeiro laboratório público municipal a realizar o credenciamento junto ao Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB) em 22 de maio de 2020 e de lá para cá já realizou um total de 688 exames, o que equivale a 3,6% dos exames realizados no Paraná. Considerando o pouco tempo de habilitação pode-se considerar um quantitativo importante para o município.

Mais de 40 exames diariamente são liberados para o diagnóstico final do profissional médico junto ao paciente. Vale lembrar, que o laboratório exclusivamente recebe a demanda de pacientes internados nas UPAS e os pedidos realizados pelo Call Center médico.

A realização de testes de RT-PCR no município traz agilidade ao processo de diagnóstico. Além da possibilidade em aumentar as testagens em uma população que poderia não ter acesso ao teste de forma particular. Isso favorece o acompanhamento e isolamento de pacientes infectados, diminuindo o contágio.

61 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 Secretaria de Comunicação Social de Cascavel