• Crislaine Güetter

Cascavel terá reforço do Comboio da Saúde para 2ª etapa de vacinação contra gripe


Começa nesta sexta-feira (17) em Cascavel a 2ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Gripe. A imunização será realizada em 21 pontos de vacinação, incluindo nove no interior. Desta vez, a vacinação terá o reforço do Comboio da Saúde, que estará instalado no Centro de Convenções e Eventos e auxiliará as equipes na Blitz da Vacina. O atendimento iniciará às 8h e seguirá até as 16h45.

Nesta fase da campanha, o público-alvo é formado por doentes crônicos, pessoas com condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários e detentos do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, caminhoneiros e motoristas e cobradores do transporte coletivo. Esses últimos três grupos deverão apresentar documento para comprovar vínculo com empresas da área.

Os idosos que ainda não tiverem sido vacinados na primeira fase poderão se imunizar durante esse período da segunda etapa.

Os pontos de vacinação são as escolas municipais Maria Montessori, Hermes vezzaro, Teotonio Vilela, Maria Fumico, Maria Fagnani, Robert Kennedy, José Henrique, Atílio Destro, Artur Sartori, Nicanor Schumacher, José Bonifácio, Oscar Mombach, José Alencar, Francisco de Assis e José Silvério de Oliveira. Haverá vacinação também nos colégios estaduais Tereza Perico Bernar e Carlos de Carvalho, nas Unidades de Saúde Santa Bárbara e Navegantes e no Quiosque da Avenida Brasil no Centro e a Blitz da Vacina no Centro de Convenções e Eventos (confira a tabela abaixo). BLITZ DA VACINA A Blitz da Vacina será realizada no Centro de Convenções e Eventos e terá o apoio do Comboio da Saúde. O espaço tem toda a estrutura adequada para o armazenamento das doses de influenza. Na Blitz da Vacina, serão vacinados idosos, doentes crônicos e pessoas com condições clínicas especiais, que não precisão sair dos carros, uma vez que os servidores da saúde farão o atendimento diretamente no veículo. No entanto, vale ressaltar, que as pessoas que forem a pé até o local também serão atendidas.

COMO COMPROVAR QUE FAÇO PARTE DO GRUPO PRIORITÁRIO?

Uma das dúvidas da população é em relação a como os doentes crônicos ou portadores de necessidades especiais poderão comprovar que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação.

Segundo o PMI, esses cidadãos só precisarão apresentar uma receita médica, mesmo com data desatualizada. As carteirinhas de hipertenso, diabético e de outras comorbidades também serão aceitas.

Já em relação aos motoristas caminhoneiros, inclusive aos autônomos e também cobradores do transporte coletivo, os seguintes documentos serão aceitos: carteira de trabalho, contracheque, carteira de sócio de sindicato, CNH na categoria C, D ou E, crachá funcional. DOSES Ao todo, Cascavel já recebeu do Ministério da Saúde 10.300 doses de vacinas para esta etapa, sendo que 8 mil serão destinadas à população em geral e 2.300 ao sistema prisional. Ainda faltam doses de vacinas, uma vez que o público total dessa fase é de mais de 29 mil pessoas, contudo, o Município aguarda uma nova remessa do Ministério da Saúde.

ÚLTIMA FASE DA VACINAÇÃO Por fim, a terceira e última fase da campanha ocorrerá de 9 a 22 de maio. Nessa etapa, devem ser imunizadas as crianças com idade a partir de seis meses a seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores da rede pública e privada, portadores de deficiência, pessoas com idades de 55 a 59 anos 11 meses e 29 dias.

618 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 Secretaria de Comunicação Social de Cascavel