• Paula Mai

Cascavel recebe primeiro lote da Pfizer e inicia vacinação de gestantes com comorbidades

Vacina será aplicada nas UBSs entre 8h e 12 horas. Também foi ampliado imunizante para pessoas de 45 anos com doenças preexistentes


Com a chegada da vacina norte-americana Pfizer, produzida em parceria com o laboratório alemão BioNTech, Cascavel ampliará a vacinação com a primeira dose para gestantes e puérperas com comorbidades, nesta quarta-feira (19).

O imunizante será distribuído de maneira uniforme entre as 42 unidades de saúde e precisa ser utilizado no prazo máximo de cinco dias.

A Secretaria de Saúde de Cascavel vai priorizar a aplicação da vacina americana, devido ao vencimento mais curto em relação a AstraZeneca.

Também será ampliada para amanhã (19/5) a primeira dose das pessoas com 45 anos ou mais do grupo comorbidades. A imunização nesta fase vem ocorrendo de forma escalonada por faixa etária, dos 59 até 18 anos.

“Recebemos hoje às 16 horas a remessa da Pfizer, por esse motivo precisamos estar atentos à necessidade de ajustar o cronograma e incluímos as grávidas com as doses da vacina norte-americana. O grupo comorbidades, aberto no último sábado, seguirá por critério de idade, do mais velho para o mais novo, até 18 anos completos. Conforme a disponibilidade de doses ampliamos a imunização nos próximos dias”, afirma o secretário de Saúde Miroslau Bailak.

O atendimento nas UBSs e USFs é 8h às 12 horas, priorizado no período da manhã a aplicação da anticovid.

Durante a tarde, servidores atendem ao grupo prioritário da vacina da Influenza e demais doses de rotina.


Serviço

CRONOGRAMA


Vacina contra a Covid para 45 anos ou mais com doenças crônicas

Horário: 8h e 12H

Dia: 19 maio

Local: nas UBSs e USFs


Vacina contra a Covid gestantes e puérperas com comorbidades

Horário: 8h e 12H

Dia: 19 maio

Local: nas UBSs e USFs


Vacina contra a Covid Professores rede municipal, estadual e particular (Ensino Fundamental)

Serviço

Dias: até 21 de maio

Local: Centro de Eventos

Horário: 8h e 17H (conforme a disponibilidade de doses).


A partir de segunda-feira (24)

A segunda dose contra a covid para idosos a partir de segunda-feira (24) vai ocorrer no sistema Drive-thru no Centro de Eventos. A central de vacinas na Unioeste será desinstalada.

COMORBIDADES

Os pacientes precisam apresentar um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e o laudo médico/prescrição com informações da doença preexistente.

Cascavel segue à risca a orientação do Ministério da Saúde e o grupo das pessoas com comorbidades será vacinado por idade.

No Portal do portal do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) tem o link disponibilizado para os médicos. Essa orientação é válida para os pacientes com comorbidades atendidos pela rede privada.

Já os pacientes atendidos pelo SUS a comorbidade pode ser comprovada pela unidade, mas é recomendável que seja levado o documento que comprova a situação.

Clique aqui e veja aos 22 tipos de doenças listadas no Plano de Imunização Contra a Covid-19.


535 visualizações0 comentário