• Paula Mai

Cascavel recebe certificado de reconhecimento do Ministério da Saúde

Investimentos na atenção básica à saúde e compromisso da gestão e de profissionais de saúde no enfrentamento à Covid-19 levaram o governo federal a reconhecer a cidade pelos serviços prestados

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, entregou ao prefeito Leonaldo Paranhos na tarde desta quinta-feira (4) um certificado de reconhecimento pelo atendimento oferecido à população pelo Município na atenção primária à saúde. Hoje, a cobertura da atenção básica está em 87,52%, a maior do País.

Cascavel é destaque no Brasil pelo avanço na cobertura da atenção primária e isso fez com que o governo federal reconhecesse o trabalho desenvolvido pelas equipes. Nos últimos quatro anos, a administração pública colocou a saúde no topo das prioridades.O objetivo é chegar a 100% de cobertura.

“O Ministério da Saúde concede ao Município de Cascavel, no Estado do Paraná, o presente Certificado pelos relevantes serviços oferecidos à população no âmbito da atenção primária à saúde, sobretudo pelo compromisso da gestão e profissionais da saúde no enfrentamento da Covid-19”, diz a certificação assinada pelo ministro Pazuello.

Airton Soligo, assessor especial do Ministério da Saúde, disse que Cascavel tem sido exemplo para o país ao ter a maior cobertura. “São dados, o que nós falamos não é política", afirmou. Ele lembrou que o primeiro atendimento é fundamental para a saúde.


Atenção Básica

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.

Trata-se da principal porta de entrada do SUS e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, devendo se orientar pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade. Isso significa dizer que a APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.


4 visualizações0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 Secretaria de Comunicação Social de Cascavel