• Paula Mai

Cascavel já vacinou 5.371 pessoas contra o coronavírus

Na primeira fase, Cascavel recebeu 11.081 doses que estão sob responsabilidade da Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde de Cascavel (Sesau) vacinou 5.371 pessoas contra a Covid-19 , segundo apontou balanço divulgado no início da noite desta terça-feira (26).

Foram vacinados idosos e trabalhadores de abrigos, pessoas com mais de 18 anos com deficiência e que estejam institucionalizadas, idosos acamados com mais de 80, além de trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus.

A vacinação contra a Covid iniciou em Cascavel na última quarta-feira (20), na Central de Vacinação instalada no Centro de Eventos, que está preparado com nove boxes para imunizar somente as pessoas do público-alvo.

A Sesau informa que nenhum morador deve procurar os serviços de saúde em busca da vacina. Todos os vacinados serão convocados de acordo com o plano de vacinação.

Na primeira fase, Cascavel recebeu 11.081 doses que estão sob responsabilidade da Secretaria de Saúde.

Ali Haidar, Gerente da Divisão de Atenção Atenção Primária à Saúde do Município, reforça que os grupos estão sendo organizados conforme a chegada das novas remessas.

"Toda rede hospitalar será contemplada e as datas já organizadas para vacinar todos os profissionais da saúde sendo da rede pública ou privada".

Plano Municipal de Vacinação

O Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 segue a mesma linha do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Na primeira etapa da vacinação são imunizados profissionais da saúde que atuam na linha de frente de atendimento aos doentes, os que aplicam as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais, pessoas com deficiência severa e trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmação da infecção pelo novo coronavírus.

A vacinação em Cascavel será ampliada de forma gradual conforme o recebimento de novos lotes de vacina e a expectativa é que a cidade receba mais de 200 mil doses até agosto de 2021.