• Luiz da Cruz

Cascavel flexibiliza atividades em novo decreto

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, anunciou no início da tarde desta terça-feira (14) uma série de medidas que flexibilizam as atividades econômicas de vários segmentos, mas impõe regras para não permitir o avanço da Covid-19.


O Decreto nº 15.545 passa a vigorar nesta quarta-feira (14) e libera segmentos como academias, casas de eventos, salões de beleza, atividades esportivas e praça de alimentação dos shoppings.


As casas de festas e eventos deverão observar, além das medidas sanitárias preconizadas ao comércio em geral - distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel - a higienização completa do local antes e depois de cada utilização. Não é recomendada a participação de crianças menores de 12 anos. Os eventos também não poderão ter duração superior a três horas e haverá restrições de público. Estabelecimentos com capacidade para até 50 pessoas deverão restringir o público a 50%. Se a capacidade for de até 250 pessoas a restrição deverá ser de 40% e estabelecimentos com espaços acima de 250 pessoas devem limitar a entrada de até 100 pessoas.


Os supermercados poderão atender das 7h às 22h, com atendimento preferencialmente a idosos das 7h às 10h. É vedada a entrada de crianças menores de 12 anos. os estabelecimentos deverão usar barreiras de proteção nos caixas.


As escolas de futebol e quadras de sintético privadas poderão retomar as atividades desde que respeitem as medidas sanitárias e os atletas/alunos deverão apresentar teste para coronvírus. A permissão será de no máximo 14 pessoas por quadra.

Igrejas e templos

As atividades religiosas, como cultos e missas, também estão liberadas, mas os templos deverão restringir a presença dos fieis em 50% da capacidade de público. Recomenda-se a não participação de crianças até 12 anos incompletos e pessoas que fazem parte de grupos de riscos.


O prefeito Leonaldo Paranhos pediu para que as pessoas não relaxem na questão de distanciamento social e mantenha a disciplina. "O que pode nos tirar mais rápido dessa agonia, dessa tristeza, é justamente a disciplina e responsabilidade e isso não se faz por decreto, se faz por conscientização", observou.


Você pode ter acesso ao novo decreto clicando aqui

0 visualização

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 Secretaria de Comunicação Social de Cascavel