• Paula Mai

Aeroporto de Cascavel: A partir de hoje Azul retoma voos diretos para Curitiba

Com essa retomada, o aeroporto volta a operar voos diários pela Azul - exceto aos sábados - para Campinas e Curitiba e a Gol opera quatro voos semanais com destino a Guarulhos


Em razão da pandemia, todas as áreas tiveram que se adaptar com as novas exigências sanitárias, necessárias para o controle do vírus da covid-19 no país e no mundo. Não seria diferente nos aeroportos, principais portas de entrada do país. Em Cascavel, antes da pandemia, em janeiro de 2020, o aeroporto contava com seis voos diários. A Companhia Aérea GOL voava duas vezes ao dia para Guarulhos – São Paulo com o jato Boeing 737-700, enquanto a Companhia Azul voava duas vezes ao dia para Curitiba, com o ATR-600 e duas para Campinas com o Embraer E195.

Em fevereiro, com a malha aérea especial para o Show Rural, a Azul contou com voos extras para Campinas, Curitiba e Porto Alegre, tendo em alguns dias o aeroporto de Cascavel operado nove voos diários.

No início do mês de março de 2020, a Azul contava com cinco voos diários sendo dois à Campinas e três para Curitiba e a Gol mantinha os dois voos diários para Guarulhos. A partir desta segunda-feira (7), a Azul retoma voos diários para Curitiba, exceto aos sábados.

Durante a pandemia

A Azul tentou manter os voos em março de 2020, com alguns cancelamentos a partir do dia 19, porém, a partir do dia 22, momento em que a pandemia fez com que a maioria dos voos fossem cancelados, a Azul manteve apenas um voo para Campinas.

Já a Gol, manteve seus voos até o fim de março, com registro de seis cancelamentos. No mês de abril de 2020 todos os voos foram cancelados, retornando à operação em agosto de 2020.

Com relação aos cancelamentos, vale ressaltar que não se deram em razão de falta de demanda na cidade. “O cancelamento dos voos acontecem, em sua maioria, não por falta de demanda do município em que a empresa atua, mas depende da avaliação da malha aérea que considera as conexões para todas as localidades, se fazendo necessário o remanejamento de aeronaves”, ressalta o gestor do aeroporto de Cascavel, Willian Rafael Cruz.

Com a inauguração da nova estrutura aeroportuária, a operação contou com até 4 voos, chegando a operar com o jato Boeing 737-800, pela Companhia Gol e 4 voos diários da Azul, no entanto, o agravamento dos números da pandemia trouxe mudanças no cenário a partir de abril.

No último mês de maio, o Aeroporto Municipal de Cascavel recebeu diariamente um voo para Campinas da Companhia Azul e quatro vezes por semana um voo para Guarulhos, pela Companhia Gol.

Neste mês de junho, a partir de hoje (7), retorna o voo para Curitiba da Azul, sendo este diário, com exceções aos sábados. Confira o quadro de voos:

Azul

Cascavel – Curitiba (exceto sábado) – Chegada 15h40 – Saída 16h25

Azul

Cascavel – Campinas (exceto sábado) – Chegada 18h40 – Saída 19h25

GOL

Cascavel – Guarulhos (segunda, quarta, sexta e domingo) – Chegada 18h45 – Saída 19h30

Comparativo do número de passageiros

Antes da pandemia, o Aeroporto de Cascavel chegou a mais de 31 mil passageiros/mês, ainda no terminal antigo, após o inicio das operações pela Companhia aérea GOL. Em dezembro, com o inicio das operações no novo terminal e com a retomada gradativa dos voos, foram embarcados, no melhor mês, pouco mais de 15 mil passageiros, com a expectativa de aumento mês a mês, expectativa frustrada com o agravamento do quadro da pandemia.

"O cenário é favorável, pois temos uma perspectiva positiva das companhias aéreas para que a malha seja retomada, conforme aumentam os números de imunizações em todo o país", explica a presidente da Transitar, Simoni Soares.

A média aproximada de embarques e desembarques, podem ser comparados conforme o quadro abaixo:

Antes da pandemia (janeiro a março - 2020) - 24.400 passageiros processados;

Durante a pandemia (julho a setembro - 2020) - 3.400 passageiros processados (de abril a julho o aeroporto não teve operação de voos comerciais);

janeiro a março deste ano - 12.066 passageiros processados.



506 visualizações0 comentário